parallax background

História e Regras do Beach Tennis

  • 1986

    Há mais de 30 anos, quando o beach tennis surgiu nas areias da Itália, tratava-se de uma atividade recreativa e voltada à socialização dos praticantes.
  • 1996

    introdução de algumas regras semelhantes às aplicadas no tênis, da egulamentação das dimensões da quadra e da fundação da International Federation Beach Tennis (IFBT), a modalidade se modernizou e deu seus primeiros passos em direção à profissionalização.
  • 1997

    O Beach Tennis ou Tênis de Praia, é um esporte que surgiu na província de Ravenna, na Itália, em 1997.
  • 2008

    O esporte chegou ao Brasil nas praias do Rio de Janeiro e vem expandindo-se rapidamente para outras regiões do Brasil.
  • 2016

    Atualmente, este esporte que tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton, conta com mais de 500 mil praticantes espalhados pelo mundo e diversos torneios internacionais.

O BEACH TENNIS NO BRASIL

Trazido para o Brasil por Leopoldo Correa (Presidente da FBTERJ) e Adão Chagas (Vice-Presidente da FBTERRJ)), o beach tennis foi apresentado oficialmente aos cariocas no dia 13 de dezembro de 2008, com a realização de um torneio chancelado pela Federação de Beach Tennis do Estado do Rio de Janeiro (FBTERJ) organizado na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Desde 2008, quando foi trazido para o Brasil, o Beach Tennis desperta curiosidade de muitos. Ele mistura características de vários esportes, como o badminton (pode ser permitido apenas um contato com a bola e as redes nos dois esportes ficarem aproximadamente à mesma altura), vôlei (pelas dimensões das quadras serem exatamente as mesmas), frescobol (pelo uso de raquetes com formato similares) e tênis (por herdar algumas regras e todos os golpes utilizados).

No mundo, são mais de 500 mil praticantes espalhado por 66 países. No Brasil, o esporte torna-se cada vez mais popular. O crescimento do interesse mundial pelo esporte nos últimos anos é evidente e uma prova disso é a realização de eventos de Beach Tennis, sejam torneio ou exibições, paralelamente a grandes torneio de Tênis, como os Grand Slams e alguns Masters 1000 (como Roma e Miami), entro outros.

O sucesso da modalidade no Brasil e no mundo deve-se, em grande parte, a facilidade com que uma pessoa aprende a jogar e pela diversão que ele proporciona, mesmo para aqueles sem qualquer experiência na areia ou nas quadras de tênis. Além disso, é uma excelente opção para quem quer melhorar o condicionamento físico e cuidar da saude.

No Ranking Mundial (ITF), as brasileiras Joana Cortez e Samantha Barijan se mantém entre as top 10. Em 2016, Joana Cortez e Rafaella Miiler conquistaram o titulo mundial na Cervia (Italia). No masculino, os italianos ainda mantêm as primeiras colocações, contudo, o Brasil surge com Vinícius Font, Marcus Ferreira e Thales Santos fechando os top 10.